Jane Fonda (Jane Fonda)

Jane Fonda (Jane Fonda)

Jane Fonda (Jane Fonda) Jane Fonda (Jane Fonda), nasceu 21 de dezembro, 1937 em Nova York, ela foi nomeada em homenagem a Lady Jane Seymour, terceira mulher do rei Henrique VIII.

Jane Fonda foi treinado no Actors Studio de Nova York, e depois se tornou um modelo e também trabalhou no teatro. Mais tarde ela se tornou uma estrela em um filme, embora os produtores inicialmente não reconhecer nele um grande talento atuando, e mais explorada a sua boa aparência. Mais tarde, Jane jogou no oeste "Gato Bella" (1965), dirigido por Elliot Silverstein e "Barbarella" (1968) de Roger Vadim, parodiou o seu papel naqueles anos.

Esta carreira no cinema começou com Jane Fonda "incrível história" encantador (1960), dirigido por I. Logan, foi seguido por "Walk on the wild side" (1962), no mesmo ano, a Jane apareceu no filme dirigido por D. Cukor, "Chapman Report" , em seguida, no filme "domingo em Nova York." Só então Jane Fonda forçado a falar sobre si mesmo para valer, embora os críticos apreciado o seu trabalho, todos esses ambígua. Alguns não estão disputando as habilidades uma jovem atriz, dizendo que os próprios filmes não merecem a atenção, enquanto outros os consideram interessantes e comemorou o sucesso de Jane Fonda, que chegou nesses filmes. Todos os papéis desempenhados por Jane Fonda no filme, podem ser divididos em dois grupos. Em alguns, ela apareceu como uma forma de "gatinho do sexo" e em outras, pelo contrário, tentou escapar do imposto seus papéis e manifesta principalmente como uma atriz dramática.

Em busca da auto-suficiência Jane Fonda, em meados da década de sessenta, mudou-se para França, onde ele encontra um cineasta francês Roger Vadim, que logo se torna o primeiro marido (a atriz é creditado com inúmeros outros romances, mas oficialmente ela entrou em casamento três vezes). Roger Vadim Jane tem um sensacional filme erótico "Barbarella". O casamento com Roger Vadim durou de 1965 a 1973.

Jane entrou em um segundo casamento com Tom Hayden, um político e ativista liberal. Ele envolveu-a em atividade política, e graças a ele, Jane se envolveu em manifestações contra a guerra. Esse casamento durou de 1973 a 1990.

terceiro marido, em 1991, Ted Turner, um cineasta, dono das redes de televisão por cabo. Mas em 2001 o casamento acabou em divórcio devido a Turner adultério.

Jane Fonda já se revelou como uma atriz dramática brilhante, estrela do filme dirigido por S. Pollack, "They Shoot Horses, Don't They?" (1969).

Embora possa ser precisamente por causa do filme de Jane Fonda por Sydney Pollack e acabou na União Soviética, pois por esse tempo sob a influência de seu segundo marido, Tom Hayden, ela começou a se envolver em política. Sua viagem ao Vietnã do Norte em meio à guerra, provocou uma tempestade na imprensa americana. A atriz recebeu o apelido "Hanoi Jane". Ao mesmo tempo, é a primeira vez em vários anos deixaram de atuar. No final dos anos setenta Jane de volta no filme e foi muito bem sucedida. Em 1978, o papel do dramaturgo americano Lillian Hellman no filme "Julia" (1977), ela recebeu um Globo de Ouro como melhor atriz.

Seu primeiro "Oscar" Jane Fonda ganhou por seu papel como uma prostituta no filme "Klyut" (1971). A segunda vez que ela foi premiada com o prêmio por seu papel em "Homecoming" (1978), que reflectem as suas impressões do seu passado durante a Guerra do Vietnã.

No final dos anos setenta, Jane Fonda fundou sua própria empresa, os filmes do IRS. " Suas pinturas imediatamente chamou a atenção dos críticos. Isto é principalmente um thriller policial com elementos de "Síndrome da China" (1979), que fala sobre o silêncio que rodeia o acidente da central nuclear, e "On Golden Pond" (1981), em que o Fundo tem desempenhado um dueto com seu pai.Este último, suas obras têm papéis nos filmes "Gringo Velho" (1989) e "Stanley e Iris (1990).

Em 1990, após o fracasso na bilheteria do filme "Stanley e Iris Fundo durante vários anos não é removido, anunciou que decidiu finalmente abandonar o cinema. Como algumas outras atrizes, ela queria que o público se lembra de seus jovens. Mas, mesmo assim, ela continua suas atividades públicas e continuamente brilhou nas páginas das colunas de fofocas. Ele demonstra um estilo de vida ativo, dá várias dicas sobre saúde e aparência.

Em 2005, Jane Fonda, ela voltou ao cinema, jogar no filme "Minha sogra - um monstro" em um dueto com Jennifer Lopez.

Filmes

  1. 2008 Gonzo: O Medo e Delírio em Las Vegas!
  2. 1986 Na manhã seguinte
  3. 1978 Homecoming
  4. Julia 1977
  5. 1976 Pássaro Azul
  6. 1973 Dollhouse
  7. 1972 Tudo
  8. 1972 Carta para Jane
  9. 1968 Três Passos em delírio
  10. 1967 do-sol Pressa
  11. 1966 Produção
  12. Exercício 1966
  13. 1964 Carrossel
  14. 1962 Relatório Chapman
  15. 1960 História da Big

Fontes

  1. Jane Fonda (Jane Fonda) - O site da atriz.